segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nyorin

É um dos nomes de Kuan Yin – a Bodhisatva da Misericórdia, é reverenciada no Budismo Mahayana do extremo oriente com vários nomes e representações.

Quando ela é assim chamada, Nyorin, logo vem a nossa mente a sua imagem com seis braços, simbolizando os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste; o nadir – o centro da Terra e o zenith – o alto, infinito. Significa que, em qualquer direção, estamos protegidos por sua energia de compaixão.

Adorável Nyorin, nossa reverência, neste dia de hoje dedicado à Nossa Senhora de Aparecida, com todo o respeito é a mesma energia de bondade e ternura.

Para uns ela é Kannon ou Kwanon, para os coreanos e vietnamitas Quan Yin ou Guan Yin. No Brasil é bem conhecida pelo seu nome em chinês Kuan Yin. Os ensinamentos da Mahikari dizem que Seikannon é um dos nomes de Deus Eterno, Criador de todo o universo. Interessante que, nas linhagens Tendai e seus ramos esotéricos, desde os mais remotos tempos, sua imagem é cultuada como Kanzeon e aparece com uma criança nos braços. Lembra muito bem, Nossa Senhora segurando o Menino Jesus.

Mas o significado esotérico de Kanzeon ou Nyorin é que ela nos coloca no colo, quando estamos precisando de seu apoio, em qualquer área.

Não esquecer que é a mesma Tara dos tibetanos e Avalokitesvara, em sânscrito.

Namu Nyorin Nyorai (Eu me refugio na Tatághata Nyorin).

Nenhum comentário: