sexta-feira, 2 de outubro de 2009

São Francisco de Assis

No próximo dia 4 de outubro, domingo, a Catedral de São Paulo Apóstolo (Igreja Anglicana) que fica no bairro de Santa Teresa, Rio, estará realizando às 11 horas a Missa e a Bênção dos Animais, em homenagem à memória de São Francisco de Assis.

Reverenda Inamar de Souza é a dinâmica dirigente da Catedral, que sempre apoiou as lutas da Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, abrindo aquela Casa Espiritual para uma série de eventos da comunidade.

Reverências também ao Bispo Anglicano do Rio de Janeiro, superior da reverenda Inamar. Certa feita, conversando com ele e parabenizando-o por esta inserção social, respondeu-me que se não fosse esta inserção social a Igreja não faria sentido.

Em homenagem ao citado Santo, o calendário civil marca: Dia da Ecologia, Dia das Aves e dos Animais, Dia Universal da Anistia.

A editora Record tem um ótimo livro com o título: São Francisco de Assis, do historiador Jacques Le Goff, 2001, com 252 páginas sobre a vida e a obra do homem de Assis. Le Goff foi presidente da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris.

Sobre este livro disse o Le Nouvel Observateur: “Ele (o santo) denunciou o horror econômico antes de Viviane Forrester e Pierre Bourdier, ele anunciou a cultura hippie dentro de sua não-violência, seu anticonsumismo e seu minimalismo quando deixou ao seu pai, em público. A mensagem do Pobre de Assis é de uma modernidade inquebrantável.”

Um comentário:

Unknown disse...

que belos textos, meus parabéns!

Muita luz!!