sábado, 22 de agosto de 2009

Monges casados

Uma das originalidades do Budismo japonês é que os monges, nas mais diversas linhagens, podem casar e construir família.

Veja a origem:

“Shinran Shonin (1173-1262), fundador da escola Terra Pura, durante um período de cem dias de meditação, teve, no nonagésimo quinto dia, um sonho em que um bodhisatva lhe disse que tomaria forma humana para ajudá-lo a atingir a iluminação. Shinran perguntou, no sonho, como poderia reconhecê-lo quando o encontrasse. O bodhisatva respondeu: “Eu serei a mulher que você amará”. O rompimento do celibato no Budismo Terra Pura é uma resposta a uma manifestação do Buda, por meio do bodhisatva. Tem, portanto, uma origem espiritual. Desde então, monges e monjas podem casar e constituir família. Os monastérios passam a ser construídos nas cidades, a vida dos monges e das monjas se aproxima mais dos leigos, ocorre um retorno ao mundo no qual ressoa o ideal dos bodhisatvas de voltar ao samsara em benefícios de todos os seres. A vida em família, que agora ocorre também nos templos, revela-se um novo e rico espaço para a aprendizagem e prática do Dharma”.

Tempos depois, Shinran casou-se com Eshinni, filha de um samurai de alto escalão e tiveram filhos.

Certa feita, em uma carta, à filha mais nova, Eshinni fala da relação de respeito e confiança com o marido. Os dois empenhados na iluminação.

São várias cartas aos filhos, formam um volume. A esposa ajudou Shinran a produzir sua vasta obra. Eshinni era conhecida pelo caráter admirável.

Confirme os dados acima no excelente Budismo Da Terra Pura, 144 páginas, editado pela Comunidade Budista Sul Americana da Escola Jodo Shinshu Honpa Hongwanji. www.terrapura.org.br

A história acima lembra o ditado popular: atrás de todo grande homem sempre tem uma grande mulher.

Não esqueçamos de Siddharta Gautama, o Buda, ele era casado, ficou fora seis anos, como se Ele estivesse fazendo os cursos de graduação, pós, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ao conseguir a iluminação, voltou ao palácio. A mulher e o filho, ordenados monges, acompanharam os passos do Buddha na Senda.

Nenhum comentário: