sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Evangelho de Buda

Um volume para toda vida. Para ser lido, praticado diariamente, consultado, meditado. Livro de cabeceira, apresentado em versículos.

O compilador Paulo Carus (1852-1919) era filósofo e orientalista, formado pela Universidade de Tubingen, Alemanha. Reuniu textos do Cânon Páli (Theravada) e Cânon Sânscrito (Mahayana).

Autor de vários livros, dentre os quais, Buddhist Theology. Foi precursor no estudo e pesquisa do Dharma como uma Teologia.

A editora Ésquilo, de Lisboa, lançou, finalmente, uma edição primorosa com várias ilustrações, 238 páginas.

Só nos EUA esta obra vendeu 3 milhões de exemplares, foi traduzida para vários idiomas. No Japão e no Sri Lanka, várias escolas e templos adotaram como leitura oficial.

O interessante é que, ao final, há um quadro de referências entre o Evangelho de Buda e os Evangelhos de Jesus. Deste modo, o leitor faz um belo estudo comparativo.

Vejamos alguns trechos do primeiro capítulo:

Alegra-te com as felizes novidades ! Buddha, nosso Senhor, encontrou a raiz de todo o mal. Ele mostrou-nos o caminho da salvação.

Buddha, nosso Senhor, traz conforto aos que estão cansados e cheios de dor; devolve a paz àqueles que estão abatidos pelo fardo da vida. Ele dá coragem aos fracos quando eles se dispõem a desistir da autoconfiança e da esperança.

Tu que sofres com as atribulações da vida, tu que tens de lutar e suportar, tu que anseias por uma vida de verdade, alegra-te com as felizes novidades !

Existe um bálsamo para quem está magoado e há pão para o faminto. Há água para o sedento e há esperança para o desesperado. Há luz para aqueles que estão na escuridão e há uma bênção inesgotável para o justo.

www.esquilo.com

Nenhum comentário: