segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rogel Samuel

"Instante

Qual o apelo do instante?

Por que o instante é o eterno?

O passado é passado, nada vale. Já passou. É lembrança.

O futuro não existe, é invenção do pensamento, é fantasia, nunca será como nós pensamos”.

O texto acima é do escritor Rogel Samuel, ontem, em seu blog:

http://literaturarogelsamuel.blogspot.com

Leio diariamente o blog acima. Leio, medito e faço anotações em um caderno.

Mais do que escritor, Rogel é um grande mestre, de vida. Em sua sabedoria búdica ele não gosta que eu fale estas coisas.

Em 1970, adolescente, 18 anos, eu morava no Gama-DF, e li um artigo dele publicado no jornal alternativo Flor do Mal, uma referência ao poeta Baudelaire. Intelectuais de renome escreviam nesse tablóide.

O título do artigo: “A meditação segundo o Arahant”. Entre outras, falava do Centro de Meditação Budista que estava sendo construído no alto de Santa Teresa. Esse artigo norteou a minha vida para o Dharma. Minha gratidão !

Acessando o citado blog, o leitor vai ver a extensa produção literária de Rogel: romancista, jornalista, agora webjornalista, poeta, professor doutor em Letras da UFRJ. Vários livros e revistas publicados etc.

Manauara, nascido na bela capital do Amazonas, noto que o vigor da hiléia circundante, impulsiona a profusão do seu fazer literário.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Como sempre generoso com os amigos, que nada tem feito de muito bom. Mas... obrigado. Somos budistas antigos, dos mais antigos.
E, coisa rara, nunca mudamos, somente insistimos. Felicidades, e, como se dizia: BAVATU SABBE MANGALAM!