segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sinal do Dharma

Os católicos têm o sinal da cruz e nós budistas temos o Sinal do Dharma.

Diariamente fazemos a roda do Dharma no ponto da Terceira Visão, entre as sobrancelhas. A roda do Dharma consiste em um círculo com oito raios e pode ser feito com um dos dedos.

Fazemos também a roda do Dharma em qualquer objeto, nas paredes da nossa casa, na porta de entrada, no escritórioantes de começar qualquer prova ou concurso, no automóvel, na sua bicicleta etc. Para que o objeto, momento ou local fique protegido. Antes das refeições, sobre o prato, para que o alimento fique abençoado etc. Em qualquer lugar ou tempo que o praticante ou simpatizante queira.

O oito raios também são os pontos cardeais e colaterais, as direções do universo.

O Senhor Buddha, no capítulo 20, versículo primeiro do Dhammapada é bem claro: “O melhor dos caminhos é o Caminho Óctuplo”, página 46, editora Pensamento, 1993.

O caminho Óctuplo consiste em: Palavra Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Plena Atenção Correta, Concentração Correta, Pensamento Correto, Compreensão Correta. Recite, diariamente como se fosse uma prece e de fato é. Recite e ponha em prática.

Na correria da vida moderna nem sempre temos tempo de fazer as meditações necessárias, os pujas, os mantras, as cerimônias, deste modo, o Sinal do Dharma, ao mexer em energias, equivale aos sinais de abertura do Reiki, abrimos portais energéticos presentes no universo.

O Sinal do Dharma é um Nembutsu gestual, silencioso, profundo, mas de grande significado que nos conecta com a energia de bilhões de budistas, amigos e simpatizantes do Senhor Buddha, encarnados e desencarnados que ao longo dos milênios se identicam com este maravilhoso Ser Supremo.

Para saber mais sobre Nembutsu recomendamos o excelente livro Mística: Cristã e Budista, do grande pensador japonês Darsetz Teitaro Suzuki, editora Itatiaia, 1976.

Mas faça o Sinal do Dharma com fé, acreditando nas bênçãos e não mecanicamente.

Nenhum comentário: