quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Figueira

Trimestralmente recebemos a ótima revista "Sinais de Figueira", do consagrado escritor espiritualista Trigueirinho. (www.trigueirinho.org.br). Recebemos hoje, o nº 17.

O título da publicação nos faz lembrar da árvore sob a qual, o Senhor Buda atingiu a iluminação. Era uma figueira.

O tema nos faz lembrar de um cerimonial que o monge budista do Sri Lanka, Venerável Puhulwelle Vipassi, já falecido, nos transmitiu em uma de suas apostilas, diz o texto:

"Ó eminente Árvore da Iluminação, sentado sob a qual o Mestre Buda superou todas as imperfeições, alcançando a Suprema Iluminação. Essa mesma árvore eu reverencio e todas as demais Árvores da Iluminação, às quais, o Senhor do Mundo era tão agradecido. Que recebas minha homenagem, ó Eminente Árvore. E por extensão, saúdo todo o reino vegetal".

Budicamente falando, é muito bonito o citado trecho; bastante significativo e profundo. É uma oração, uma prece, um mantra, um sutra, uma reflexão. É um sentido completo, de total integração e comunhão. O original está em língua páli, a língua falada pelo Senhor Buda, quando esteve entre nós, aqui na Terra, no século VI aC.

Que em 2009 possamos, cada vez mais, transmitir a importância de realçarmos o convívio e a comunhão com as nossas irmãs árvores e o nosso querido reino vegetal, não esquecendo - claro - os demais reinos.

Gratidão e reverências búdicas ao ano de 2008 que está terminando. Obrigado sempre !

Monge Hakuan.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Partido Budista

O texto a seguir foi publicado no excelente semanário budista Brasil Seikyo -www.brasilseikyo.com.br (ano 44, nº 1958, 04/10/2008 – reprodução autorizada).

“ Consciência Política: Restaurar o governo para as pessoas.
Foi motivado pelo ideal de restaurar o governo em prol das pessoas que o líder da SGI, Daisaku Ikeda, fundou em 1964 a Federação Política Komei (precursora do atual partido Novo Komeito), no Japão.

No romance Nova Revolução Humana, capítulo “Luzes do Alvorecer”, o presidente Ikeda comenta que o Partido Komeito foi criado visando contribuir para a formação de uma política embasada nos princípios budistas de benevolência e respeito absoluto à vida humana. “entretanto, isso não significa que pretendemos introduzir diretamente a religião no campo da política. O Komeito é um partido político que tem como objetivo maior prestar serviços em prol do bem-estar da população. Embora a Soka Gakkai e o Komeito mantenham o mesmo objetivo básico de contribuir para a paz e felicidade das pessoas, são instituições independentes que atuam com autonomia em seus respectivos campos. Além disso, mesmo que os objetivos almejados sejam iguais, as formas de promover as tarefas da religião e da política no seio da sociedade são diferentes”, afirmou. (vol. 11, pág. 17).

O Komeito, fundado pelo líder da SGI em 1964, tem em seu nome o ideal e rumo de atuação: Partido do Governo Limpo. A tradução remete à noção de integridade, imparcialidade e igualdade. Desde 1998, fundiu-se a um partido menor (Partido da Nova Paz) e hoje chama-se Novo Komeito.

Atualmente, o Novo Komeito ocupa 39 cadeiras dentro do Congresso japonês.

“A política é de fato um importante fator que envolve diretamente a vida das pessoas e determina o rumo da sociedade” (Daisaku Ikeda)."

domingo, 21 de dezembro de 2008

A tragédia dos sacos plásticos

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, dez/08 – Ano II – nº 18.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:

A tragédia dos sacos plásticos

Recebemos de fonte fidedigna, em Portugal, pela internet, os seguintes dados que passamos a transcrever:

“Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo”. (National Geographic: 02/09/03).

“Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco plástico do que produzir um novo”.

“Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa US$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas por US$ 32.” (Jared Blumenfeld, diretor do Depto. De Meio Ambiente de São Francisco, USA).

“Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de quilos de plásticos ao mar, por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plásticos porque a maior parte do plástico vai para o oceano”. (Academia Nacional de Ciências dos EUA).

“Os sacos são arrastados pelo vento até diferentes lugares do planeta, até os mares, lagos e rios.”

“Os sacos encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos. (cnn.com/tecnhology/16/11/2007)”.
* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Utilidade Pública: Visite o site e recomende http://www.naranon.org.br
(Amigos e parentes de Narcóticos Anônimos – usuários e dependentes de drogas ilícitas). Tel. (21) 2533-5015.

* 7 lemas das Irmandades Anônimas: Com pequenas diferenças, em todo o mundo, as Irmandades Anônimas seguem estes “7 Lemas”: 1 – Fazer primeiro as coisas primeiras; 2 – Devagar se vai ao longe; 3 – Viver e deixar viver; 4 – Viver na Graça de Deus (na forma em que cada um o concebe); 5 – Esquecer os prejuízos; 6 – Recomende-se a Deus (idem acima) incondicionalmente; 7 – Só por hoje. Se o leitor observar bem, é um item para cada dia da semana. São dicas de bem viver.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Todo sábado, na Igreja Anglicana São Paulo Apóstolo, pela manhã, a Rede Ecológica se reúne para a feirinha de produtos orgânicos e naturalistas. Os interessados precisam antes se cadastrar.

Para pensar: “Profetizo que você vai se afundar, passo a passo, num pântano militar e político sem fim”. (Charles De Gaulle, presidente da França, prevenindo o presidente norte-americano Eisenhower sobre o Vietnam). Livro: Ho Chih Minh, Ed. Nova Cultural, 1987, página 78. Refletindo sobre a profecia acima podemos atualizá-la pensando no Afeganistão e Iraque.

* Está começando a acontecer no Rio de Janeiro um belo movimento chamado Fórum de Debates Inter-Religioso, está sendo preparado um Manifesto contra a Intolerância Religiosa. Este boletim e este blog, com muita honra, fazemos parte. Já houve quatro reuniões. Parabéns aos organizadores e participantes: católicos, protestantes, umbandistas, judeus, muçulmanos, ciganos, budistas, esotéricos, espíritas, espiritualistas, maçons, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

* Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos: nossos leitores, aos que repassam o boletim para outros endereços eletrônicos e demais amastianos: moradores e amigos de Santa Teresa. Em 2009 vamos começar a usar menos sacos plásticos, leve as suas sacolas de pano para as compras.

* Mesmo que você seja ateu ou agnóstico (nada contra), de vez em quando é bom rezar, meditar, fazer preces, orações. Diversos setores da ciência vem comprovando que estas práticas fazem bem à saúde. E se você não acredita ou não aceita nenhuma divindade, poder superior ou algo semelhante, entoe um cântico, um agradecimento à natureza, à Mãe Terra, à Vida, ao Sol, à Lua, às estrelas; de quando em vez, faça uma reflexão, um momentinho de higiene mental, silêncio e relaxamento. Como quiser, mas não deixe de contemplar as belezas do universo, sua saúde ficará muito satisfeita.

* Convite: Dia 6 de janeiro de 2009, terça-feira, às 18:30, na Casa Amarela: Rua Hermenegildo de Barros, 163 – Santa Teresa. Entrada franca: “Hoje é Dia dos Santos Reis – palestras: “Os três Reis Magos e o Budismo Mahayana” – Antonio Carlos Rocha; “A espiritualidade em Guimarães Rosa, vida e obra” – Cristina da Costa Pereira; “Teresa de Ávila: a mística e seu papel social” – Nelson Duarte. Em seguida, apresentação da folia de reis “Eco do Santa Marta” – Lili.

*dicas naturalistas: Maçã: crua ou suco - é um auxílio altamente valioso para a digestão. As maçãs são também um excelente purificador dos intestinos, especialmente quando existem neles algumas retenções. O suco de maçã ao natural também é excelente nos casos de febre e de inflamação. Rica em magnésio, ferro, sílica e potássio, as maçãs são muito boas para as monodietas de curta duração. Comidas com o estômago vazio, as maçãs têm um efeito levemente diurético e laxativo sobre o intestino grosso.

* Nabos (brancos e amarelos): as folhas e as raízes são excelentes para todas as partes da estrutura óssea humana. Seu conteúdo mineral é de quase 50% de potássio. As raízes e as folhas possuem uma taxa excessivamente alta de cálcio, ferro, magnésio e potássio. (fonte: O livro da cura natural – do jardim do éden à era de aquário, ed. Ground, 1994).

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Meditação Kuan Yin

Núcleo Shakamuni
HERDEIROS do BUDA SAKYAMUNI
na CIDADE MARAVILHOSA: HBS-Rio
dezembro/2008, nº 28, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:

Meditação Kuan Yin

O livro MANUAL DE BUDISMO ZEN, de autoria do mestre japonês Daisetz Teitaro Suzuki é considerado um clássico no tema. Na página 12 ele transcreve o importante “Sutra das 7 Cláusulas de Yemmei Kuan Yin”. É um texto pequeno, mas, fundamental dentro da tradição Mahayana (Grande Veículo). Vejamos:

“1 – Adoração à Kuan Yin !
2 – Adoração ao Buda !
3 – Com o Buda nos relacionamos em termos de causa e efeito.
4 – Dependendo do Buda, do Darma e da Sanga, é possível o Nirvana que é eterno, sempre bendito e abençoado, autônomo e imaculado.
5 - Cada manhã nossos pensamentos estão em Kuan Yin.
6 – Cada noite nossos pensamentos estão em Kuan Yin.
7 – Cada pensamento sai da Mente. Cada pensamento não está separado da Mente”.

Suzuki explica: “Yemmei significa ´Prolongadora da Vida´; quando se recita diariamente este breve documento de sete cláusulas, relativas à Kuan Yin, se assegura a própria saúde não só para si mesmo, mas para o bem-estar de todos os seres”.

O volume em questão foi publicado em Buenos Aires, em 1981, pela Editorial Kier.

Diga-se de passagem que Daisetz (1870-1966) é considerado um dos maiores sábios do Budismo contemporâneo e ele afirma que a referida Oração é recitada, todos os dias, por milhões de budistas, devotos da Bodhisatva Kuan Yin, em todo o mundo.
...............................

AULAS DO PROFESSOR
ANTONIO CARLOS ROCHA

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: Para remoção de obstáculos - A Saúde começa na Mente – Locais e horários de prática:

4ªs feiras: 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both. = R$ 10,00. Tel. 2268-2349.

3º sábado de cada mês: 17:30 às 19:30 h, na ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. abpy.rlk@terra.com.br www.abpy.com.br

MEDITAÇÃO KUAN YIN – MILAGROSO ROSÁRIO BUDISTA: toda 6ª feira: 18:30 às 19:30 h, sendo: 1ª sexta: Meditação com Transferência de Méritos (Bênçãos) para fetos abortados, pais e demais familiares envolvidos; 2ª sexta: Meditação para Antepassados; 3ª sexta: Meditação de Agradecimento; 4ª sexta: Meditação para a Saúde: 5ª sexta: Meditação da Prosperidade. E, no 1º sábado de cada mês: 16:00 às 17:00 h, Meditação para a Paz no Rio, Brasil e Mundo. Espaço Yogananda = R$10,00. Endereço: Vide verso.

YOGA e MEDITAÇÃO em NITERÓI:
www.yogasiliamattos.org.br 2ª e 4ª
Tels. 2711-9808; 9661-3750
E-mail: siliafm@hotmail.com
Grupo de Estudos Buda da Medicina - 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00. Rua João Pessoa, 260, Icaraí.

Nas livrarias: Zen-Budismo e a Literatura, de Antonio Carlos Rocha, Editora Madras, 120 páginas. Música, poesia e filosofia.

Com o autor: O caminho da Autoperfeição, 160 páginas = R$ 10,00. Através de um romance o leitor vai ficar conhecendo como é um retiro de três dias da meditação plena atenção (mindfulness-vipassana). A prática é descrita com riqueza de detalhes.

GRATIDÃO: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, têm colaborado e contribuído para a manutenção e divulgação destas meditações, anúncios na imprensa alternativa e boletins.
--------------------------------------

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni (HBS-Rio: Herdeiros de Buda Sakyamuni na Cidade Maravilhosa) é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao Templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Meditação ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni
– Toda sexta-feira, de 18:30 às 19:30 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Pensamento Positivo e a Crise Atual do Capitalismo

Antonio Carlos Rocha*

Para uns é o sinal dos tempos, para outros o fim do mundo, há ainda quem fale em hecatombe planetária, e no título escrevemos crise atual porque o decadente sistema capitalista já teve outras crises.

Em 25/11/08, quando estamos escrevendo este artigo, a mídia que nos imprensa (parodiando o antigo Pasquim) nos diz que o governo Bush teve que socorrer o Citigroup, o segundo maior banco da América; no domingo anterior, 23/11/08, o jornal O Globo falava dos milhares de desempregados e demitidos da então próspera indústria automobolística dos EUA.

Recentemente, o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor português, José Saramago, histórico membro do Partido Comunista Português, declarou que Marx estava e está certo, pois, há muito dinheiro para salvar os bancos em bancarrota, já para os pobres... nada...

Quem nos socorre, na reflexão do artigo ora em curso, é o famoso psicanalista italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris, em seu ótimo artigo publicado na Folha de S. Paulo, de 02/10/08, quando cita o seguinte trecho que transcrevemos:

“O que foi? Cobiça dos Jones e dos Smiths? Ganância de executivos preocupados só com seu bônus de Natal? Uma grande jornalista americana, Bárbara Ehrenreich, no New York Times de 23 de setembro, aponta para um responsável menos óbvio: o pensamento positivo, triunfante na cultura americana das últimas décadas.

Para Ehrenreich, o problema é que, há anos, “tropas de pastores de superigrejas e um fluxo infinito de best-sellers de auto-ajuda” juram que, para conseguir o que a gente quer, é suficiente “acreditar firme”: deseje ardentemente o objeto de sua ambição, e eis que o mundo e Deus responderão a seu pedido.

As estantes das livrarias de aeroporto mandam cada viajante (sobretudo se for um executivo) ser loucamente otimista e confiante. Em seus sites, os conferencistas motivacionais ainda listam orgulhosamente, entre seus clientes, Lehman Brothers e Merril Lynch...” (bancos americanos também salvos pelo governo dos Estados Unidos).

Nosso comentário: Não cremos que o único responsável seja só , “o menos óbvio”, o desenfreado pensamento positivo; deve ter e certamente tem outros fatores.

Nosso bom amigo, Sidarta Gautama, o Buda, sempre falou em pensamento correto, podemos até interpretá-lo como pensamento positivo, mas é bom lembrar também que Mestre Sakyamuni no “Discurso aos Kalamas” recomendava “não acreditarmos em tudo o que ouvimos” e por extensão em tudo o que lemos ou assistimos.

Temos visto alguns espiritualistas, aqui no Brasil, ainda continuarem a bradar sobre os ilimitados poderes do pensamento positivo e afins. Há duas semanas, certa amiga, membro da corrente carismática da Igreja católica, já tendo um apartamento, resolveu comprar outro e agora estava desesperada com as notícias econômicas, exclamava toda hora para si mesma: “Papai do Céu é o dono do banco e ele vai me ajudar a pagar”, uma frase muito usada por carismáticos, pentecostais e neopentecostais no quesito finanças.

Especialistas no setor dividem-se: para uns a crise vai durar só uns três anos, para outros pode durar uma década ou mais, há aqueles que falam em fase terminal do capitalismo e necessidade de novos rumos na economia mundial.

Fórmulas prontas não existem, contudo, uma boa dose de equilibrado otimismo é boa porque ajuda a manter a auto-estima elevada e esta faz bem à saúde e pode evitar a depressão. Portanto, beba esta dose de otimismo... com moderação...

Novamente, nosso bom amigo Buda, já ensinava no século VI aC., caminho do meio em tudo, equilíbrio, evite os extremos, olho na lei da impermanência que move o mundo físico.

A milenar filosofia chinesa, inspirada no ensinamento de Buda, também advoga que toda crise tem pelo menos dois aspectos: o perigo e a oportunidade. Escolha o segundo item, com bastante plena atenção. Na palavra crise tire a letra “s” e fica o verbo crie, criar, criatividade...

Para os que seguem a Bíblia (com todo o respeito estamos citando estas correntes) os capitalistas esqueceram de um importante versículo: “Não vos enganeis”. A Bíblia tem 166 versículos a respeito do verbo enganar e termos derivados. Os capitalistas e neoliberais se enganaram, pensaram que lucros, especulações e afins eram sempre eternos.

A saída? Esses dois grandes mestres da humanidade, Buda e Cristo, há muito já ensinaram: simplicidade, caridade, generosidade, humildade... mas até o planeta voltar a ter equilíbrio financeiro, espiritual e social, muita água vai rolar...


(*) Professor de Filosofia Budista

domingo, 2 de novembro de 2008

O jogo de damas

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, nov/08 – Ano II – nº 17.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:

“Edson Friques com as brancas,
Lélio com as pretas
(e o Diabo com todas)”

O curioso título acima é um dos livros do nosso bom amigo, morador de Santa Teresa e um dos diretores da Amast, José Bóia Farias. A obra foi publicada em 1984 e trata-se, na verdade, de um estudo sobre o “V Campeonato Brasileiro Individual do Jogo de Damas”.

Bóia é um especialista no assunto, um consultor do tema, um analista e comentarista gabaritado nessa modalidade esportiva. E, para quem não sabia, como eu – confesso a minha ignorância – há até uma Federação Mundial do Jogo de Damas, aquele tabuleiro com as pedrinhas brancas e pretas que, certamente, todo mundo jogou (eu joguei bastante) na infância, na adolescência e agora, fico sabendo que o caso é sério e existem campeonatos mundiais bastante concorridos.

Um outro livro de sua lavra chama-se “O Pé-de-Avestruz e outros ensaios”, publicado em 1987. Como o título bem diz aborda uma das técnicas do jogo de damas e mais uma série de ensaios teóricos para os praticantes dessa modalidade também conhecida como “esporte mental”.

Mais um livro de sua autoria foi publicado em 1992: “O Pé-de-Avestruz de volta”.
Nosso prezado vizinho é “fera” na área e vai brindando o leitor com uma série de dicas para se ganhar o jogo.

Em 2005, ele publicou a “Cartilha do Jogo de Damas para crianças e adolescentes”, a cartilha tem o formato de um caderno universitário com 86 páginas. Entre outras, nesse texto ficamos sabendo que, dezenas de municípios brasileiros já possuem torneios oficiais.

E em 2006 saiu a cartilha nº 2, com o mesmo título, acrescentando que “Damas é Esporte”. Nessa obra, Bóia conta sua experiência no antigo Colégio Tomaz de Aquino, em nosso querido bairro, ao fundar a “Escolinha do Jogo de Damas” para os alunos.

O jogo de damas é ainda conhecido como o “Esporte da Inteligência”. Nesse último livro, José Bóia cita o presidente da Federação Paulista do Jogo de Damas, Lélio Sarcedo:

“O jogo de damas não é apenas uma distração. É, além disso, um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.

“É uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. É um jogo que prende a atenção, obriga a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram no jogo de damas um meio de desenvolver suas criatividades, ou pelo menos, desenvolvem seus potenciais intelectuais, que às vezes, demorariam muito para se desenvolver pela falta de estímulo”.
---------

* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Utilidade Pública: Visite o site e recomende aos amigos, conhecidos, parentes etc: http://www.al-anon.org.br (Grupos Familiares e Amigos de Alcoólicos Anônimos no Brasil).

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Todo sábado, na Igreja Anglicana São Paulo Apóstolo, pela manhã, a Rede Ecológica se reúne para a feirinha de produtos orgânicos e naturalistas. Os interessados precisam antes se cadastrar.

“Proteção infantil: Depois de verificar que programas televisivos causaram problemas de sono, passividade, capacidade de concentração e atraso na fala de crianças com menos de três anos de idade, o Conselho Superior de Audiovisual da França decidiu proibir as cadeias de tevê de editar e transmitir programas dirigidos especialmente para essa faixa etária. No Brasil, as redes chamariam isso de censura !” (revista Caros Amigos, nº 139, out/2008, pág. 49).
* “Considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém na sala liga o aparelho, vou para o quarto ler um livro” – Groucho Marx (1890-1977) humorista norte-americano.

Para pensar: “Não há educação mais humana a dar a um jovem do que mostrar que o mundo não é uma realidade toda feita, acabada, mas é como uma obra a criar, como uma obra de arte. Nesse ponto de vista, a arte está muito perto da religião. Lembra-nos que a vida tem sentido. Arquitetura, arte, dança. Dança é uma maneira de viver de uma maneira criativa. O cinema é uma maneira de informar as pessoas. O caso do cinema americano é uma grande infelicidade do nosso século, ao pregar a exaltação da violência, do racismo, a destruição dos índios. Um escritor francês, George Duhamel, dizia que um povo que viva sob influência do cinema americano durante 50 anos está condenado à decadência”. – Roger Garaudy, filósofo francês. (jornal O Globo, 19-04-1992).

*dicas naturalistas: “Uvas: Valioso estimulante digestivo e um dos maiores auxiliares na eliminação do ácido úrico do organismo, as uvas são excelentes para restabelecer o adequado equilíbio ácido-alcalino do corpo. Ricas em potássio e ferro, estão entre as nossas frutas mais benéficas. As uvas são um excelente alimento para monodietas curtas”.

* “Abacaxi: Purificador altamente valioso, diurético e digestivo, o abacaxi é rico em enxofre e cloro e em ácidos cítrico, málico e tartárico. O abacaxi contém enximas que destroem muitas espécies de infecções agudas no corpo tais como abcessos e pústulas. É também benéfico para a inflamação da garganta. O abacaxi é sempre mais benéfico ao natural, cru”. (O Livro da Cura Natural, págs.128 e 130, Editora Graal, 1994).

sábado, 1 de novembro de 2008

HBS-Rio, boletim

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, nov/2008, nº 27, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:

Herdeiros do Buda Shakamuni

*HBS-Rio = Herdeiros do Buda Shakamuni na cidade do Rio de Janeiro. Mediante os ensinamentos do Adhi-Buddha, o Buda Primevo, o Buda Primordial, o Buda Eterno, o Senhor Buda, que no Ocidente equivale a Deus, somos ecumênicos, inter-religiosos, pacifistas, respeitamos todos os credos, agnósticos, ateus etc. Temos como Princípio a Primeira Perfeição transmitida pelo Buda Sidarta Gautama: “Generosidade” e afirmamos que “Fora da Generosidade (Caridade) não há Iluminação”. Nosso texto básico é o Sutra Lótus; destacamos os capítulos “Parábola da Casa Incendiada”: onde nosso Mestre declara, desde a mais remota era: “Eu sou o Pai de todos os seres vivos... tenho um tesouro inesgotável de Sabedoria, Força e Coragem... tudo vos será dado, segundo vossa vontade”. Parábola das Ervas: “Eu sou o Buda, honrado entre os seres. Apareço no mundo como uma grande nuvem, para chover bênçãos em todos, livrá-los do sofrimento e obter a alegria da paz, alegria do mundo e alegria do nirvana”. Parábola do Filho Perdido: “Na verdade, somos todos filhos de Buda, embora não o saibamos... o Buda sempre trata a todos nós como filhos”.
ACR
AULAS DO PROFESSOR
ANTONIO CARLOS ROCHA

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: Para remoção de obstáculos - A Saúde começa na Mente – Locais e horários de prática:

2ª feiras: 18:30 às 19:30 h – Rua Conde de Bonfim, Tijuca, Praça Saens Pena, próximo ao Metrô.

4ªs feiras: 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both. = R$ 10,00. Tel. 2268-2349.

3º sábado de cada mês: 17:30 às 19:30 h, na ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. abpy.rlk@terra.com.br www.abpy.com.br

MEDITAÇÃO ODAIMÔKU PARA A PAZ NO RIO DE JANEIRO: 1º sábado de cada mês, 16:00 às 17:00 h. Espaço Yogananda = R$10,00. Vide verso.

YOGA e MEDITAÇÃO em NITERÓI:
www.yogasiliamattos.org.br 2ª e 4ª
Tels. 2711-9808; 9661-3750
E-mail: siliafm@hotmail.com
Grupo de Estudos Buda da Medicina - 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00, Rua João Pessoa, 260, Icaraí.

Nas livrarias: Zen-Budismo e a Literatura, de Antonio Carlos Rocha, Editora Madras, 120 páginas. Música, poesia e filosofia.

Com o autor: O caminho da Autoperfeição, 160 páginas = R$ 10,00. Através de um romance o leitor vai ficar conhecendo como é um retiro de três dias da meditação plena atenção (mindfulness-vipassana). A prática é descrita com riqueza de detalhes.

GRATIDÃO: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, têm colaborado e contribuído para a manutenção e divulgação destas meditações, anúncios na imprensa alternativa e boletins.
--------------------------------------

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao Templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – Primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

* O Casal Iluminado: “O mero fato de que Buda, ao final da existência humana, levou uma vida completa, com esposa e filho, e alcançou a iluminação nessa mesma vida, deveria nos ensinar a não obstruir o caminho através da repressão imposta de funções e capacidades humanas normais. Somente através da plenitude da experiência e do viver de uma existência humana completa podemos atingir o ponto de transformação interior que pode por si só levar à experiência espontânea da iluminação”. (Lama Anagarika Govinda; O Budismo vivo e o mundo contemporâneo, Editora Siciliano, 1994, página 24).

* Programação visual: Levi Galvão – e-mail: levigalvao@hotmail.com – Tel. 9869 – 7667.

domingo, 5 de outubro de 2008

Meditação Odaimôku para a Paz no Rio de Janeiro

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, out/2008, nº 26, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
Valeu Nichiren !

No calendário do Budismo Primordial HBS, o dia 13 de outubro de 1282 marca o falecimento do monge Nichiren, aos 61 anos de idade. Mestre e Grande Patriarca das linhagens (escolas, denominações) búdicas que se inspiram no Sutra Lótus. Seus ensinamentos estão presentes, hoje, em todos os quadrantes da Terra.
Nichiren ou Nitiren quer dizer “Lótus Sol”. Ele revelou ao mundo a força do mantra “Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou”.
Através da verbalização, silabação, sonorização, vocalização e consonantização que constitui a pronúncia do Odaimôku, ou seja, a recitação contínua do Mantra Sagrado “Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou” e que significa “Eu me Refugio no Buda Primordial” nos conectamos com a energia primeira do universo. Daí o brilho do sol, a iluminação refletida nas folhas e flores de lótus.
Nichiren foi um bodhisatva do Buda Primordial, o Buda Eterno que se manifestou em Sidarta Gautama, o Sakyamuni, e está presente em todas as coisas, em todas as pessoas, em todos os lugares. As sete sílabas do mantra equilibram, energizam positivamente, construtivamente e abençoam os sete chácras básicos.
Nós do Budismo Primordial HBS o chamamos de Nitiren Daibossatsu. Nossa reverência e gratidão a este Grande Ser. Uns o chamam de Santo, outros de Profeta.
Fisicamente ele faleceu em 13 de outubro de 1282. Melhor dizendo, ele passou para uma outra dimensão da Vida. Ele continua vivo, na Terra Pura do Senhor Buddha. E de lá emite os seus raios de luz, as suas bênçãos para os seus discípulos, amigos, praticantes e admiradores em cada canto do planeta.
Valeu Nichiren !

Hakuan

AULAS DO PROFESSOR
ANTONIO CARLOS ROCHA

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: Para remoção de obstáculos - A Saúde começa na Mente: 3ªs feiras: 18:30 às 19:30 h – ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 abpy.rlk@terra.com.br ; www.abpy.com.br ; R$ 10,00.

MEDITAÇÃO PLENA ATENÇÃO: com estudos da Filosofia Budista: 4ªs feiras, 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both. = R$ 10,00. Tel. 2268-2349.

MEDITAÇÃO PELA PAZ NO RIO: Sutra da Compaixão e do Amor Universal: primeira 5ª feira de cada mês, 18:30 às 19:30, R$ 10,00: Yoga Miryam Both, Rua Francisco Sá, 88/814, Copacabana, tel. 2521-3609.


MEDITAÇÃO ODAIMÔKU PARA A PAZ NO RIO DE JANEIRO: 1º sábado de cada mês, 16:00 às 17:00 h. Espaço Yogananda = R$10,00. Vide verso.

GRUPO DE ESTUDOS BUDISTAS E MEDITAÇÃO: 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00, Icaraí, Niterói.

MEDITAÇÃO e ESTUDOS BUDISTAS: 3º sábado de cada mês, 17:30 às 19:30 h, na ABPY, endereço acima. Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. Cada encontro um tema diferente.

Nas livrarias: Zen-Budismo e a Literatura, de Antonio Carlos Rocha, Editora Madras, 120 páginas. Música, poesia e filosofia.

Com o autor: O caminho da Autoperfeição, 160 páginas = R$ 10,00. Através de um romance o leitor vai ficar conhecendo como é um retiro de três dias da meditação plena atenção (mindfulness-vipassana). A prática é descrita com riqueza de detalhes.

GRATIDÃO: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, têm colaborado e contribuído para a manutenção e divulgação destas meditações, anúncios na imprensa alternativa e boletins.
--------------------------------------
Estudando o Sutra Lótus

“Ali estavam também duas mil pessoas, algumas das quais ainda estavam a aprender e outras tinham completado o seu aprendizado”.

Este é o quarto parágrafo do primeiro capítulo do Sutra Lótus. O Senhor Buddha estava transmitindo este maravilhoso ensinamento e, no meio da imensa assembléia de seres visíveis e invisíveis, estavam estas duas mil pessoas.

Fazendo uma breve retrospectiva e sincera auto-análise em nossas vidas podemos verificar que hoje, em pleno século 21, nós ainda estamos entre os que “ainda estão a aprender”. Portanto, temos consciência de que temos muito pela frente.

O Sutra Lótus é o texto básico de nossa linhagem. É uma das escrituras mais importantes do Budismo Mahayana, e constatamos o quanto precisamos estudar e praticar.

Na verdade, temos de louvar e agradecer ao Senhor Buddha por esta belíssima aula e fazermos um voto de auto-aprimoramento, de auto-melhoria, no mês em que reverenciamos a passagem, o desencarne, de nosso grande Patriarca Nichiren.

Na próxima reencarnação nós seremos melhores – este é o voto, esta é a promessa, mas enquanto esta outra vida, esta próxima existência não chega, vamos desde já envidando esforços para que a mudança comece logo.

E se, sozinhos, nem sempre é possível; temos a Fé, que nos conecta com a Divindade Maior do Universo, o Buda Primordial, o Adhi Buddha que inspira-nos a nos auto-transformarmos.

MEDITAÇÃO ODAIMÔKU PARA A PAZ NO RIO DE JANEIRO: 1º sábado de cada mês, 16:00 às 17:00 h. Espaço Yogananda = R$10,00. Vide verso.

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – Primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

* Programação visual: Levi Galvão: e-mail: levigalvao@hotmail.com – tel. 9869-7667.

sábado, 4 de outubro de 2008

O Nariz do Morto

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, set/08 – Ano II – nº 15.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:
O Nariz do Morto

Sempre que os dois últimos bondes passam eu lembro do meu caro amigo, falecido e consagrado escritor Antonio Carlos Villaça. No céu, onde se encontra, ele deve estar muito chateado com o atual estado, desmantelado, em que se encontra o sistema de bondes de Santa Teresa, cada vez mais sem manutenção.
O título acima “O Nariz do Morto” é o título de um romance de sua autoria, um dos grandes momentos da Literatura Brasileira, recomendo; procure nos sebos, navegue na internet. O bonde social está morrendo e eu lembro do livro do Villaça.
Tive a grata satisfação de conhecê-lo nos anos 80, ele morava no Hotel Bela Vista (correm rumores: parece que será vendido ou algo semelhante). O quarto era entulhado de livros, uma cama de solteiro, uma mesinha onde ele escrevia na antiga máquina de datilografia. Era também jornalista e um dos diretores do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; vez por outra me convidava para as palestras e solenidades.
Mas havia um item que muito aproximava a nossa amizade. Villaça era uma espécie de monge beneditino leigo. Chegou a viver na clausura, lá no belíssimo convento de São Bento, nas cercanias da Praça Mauá, mas depois optou por viver fora do convento, o seu quarto era uma verdadeira cela religiosa, vestia-se sempre com o paletó preto e gravata, semelhante aos monges na clausura, cujos hábitos são da mesma cor.
Villaça me chamava de “xará budista” conhecia e lia os meus livros sobre Budismo. Algumas vezes mostrei a ele os originais e ele sugeria algo. Até me deu muita força e apoiou em um lançamento que fiz na Tijuca.
Tempos depois, ele foi morar, de graça, em um quartinho na sede do Pen Club, na Praia do Flamengo. Parabéns e reverências aos caridosos e generosos diretores da instituição, que entendiam, respeitavam e admiravam o monge leigo Villaça. Era um ermitão em uma caverna de livros, era um asceta da leitura, um anacoreta da cultura.
Assim que se mudou, ele me telefonou e fui lá visitá-lo. Contou que havia uma surpresa e eu ia ficar maravilhado. De fato, na sede do Pen Club tinha um belíssimo altar-oratório budista, em madeira de lei, tipo um armário (guarda-roupa de duas portas) de antigamente.
Por essas e por outras, quando o agonizante bonde social passa eu olho o farol do bondinho e vejo naquela única lâmpada, O Nariz do Morto.
-----------------------------------------------
* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Parabéns à nova diretoria da Amast, eleita no último dia 31/08/2008, para o biênio 2008/2010.

* Agradecimentos à Reverenda Inamar, da Igreja Anglicana São Paulo Apóstolo de Santa Teresa que, democraticamente, sempre cede as instalações para assembléias da Amast.

* Todo sábado, nessa mesma Igreja, pela manhã, a Rede Ecológica se reúne para a feirinha de produtos orgânicos e naturalistas. Os interessados devem se cadastrar.

* A maniFESTAção que ocorreu no último dia 06/09/2008, no Largo do Guimarães, em comemoração aos 112 anos do bondinho reuniu cerca de 700 pessoas, segundo o JB on line. Serviu para mostrar, de forma criativa, a insatisfação da população com a ameaça de privatização do sistema de bondes. Várias faixas foram afixadas em diversos pontos de Santa Teresa. Os blocos de carnaval, cantores, músicos, artistas e público em geral deram o recado apoiando o bonde social.

* Este boletim e o blog acima integram a Rede Brasileira de Budistas Engajados, movimento que representa em nosso país, uma organização que está presente em diversas nações e tem por finalidade praticar o Budismo Social, um budismo politicamente correto, atual, ecológico, pacifista, seguindo a linha de Não-Violência ensinada pelo Buda, no século VI aC e por Gandhi, no século XX: Acesse: http://budistasengajados.blogspot.com de lá você encontra links para todo o mundo. INEB – International Network of Engaged Buddhists. Este movimento foi criado pelo monge vietnamita Thich Nhat Hanh, que se notabilizou durante a Guerra do Vietnã contra a invasão norte-americana e foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Thich Nhat Hanh vive hoje na França, tem mais de 70 anos e em um de seus vários livros publicados no Brasil afirma que “Budismo é engajado; se não é engajado, não é Budismo”.

* É uma pena que as autoridades estaduais estejam insensíveis às sugestões da Amast e dos moradores em geral de Santa Teresa quanto à manutenção do Bonde Social. Democraticamente falando, é claro que existem moradores que são a favor do Bonde Elitizado. Seria interessante então, as autoridades competentes promoverem um plebiscito no bairro de forma bem transparente. E seria respeitada a vontade da maioria. O que, infelizmente estamos presenciando é o sucateamento de dois bondes que estão em circulação. Ao andarmos no bondinho, os passageiros percebem claramente os solavancos e a falta de cuidado e manutenção.

* Esta idéia de maniFESTAção foi muito boa ! A pessoa protesta e se diverte, pacificamente, conforme Gandhi, Buda e tantos outros ensinaram.

* Pela sua importância no âmbito da Literatura Brasileira, O Nariz do Morto merece ser adaptado para a TV ou cinema. Fica a sugestão.

* Defender o bondinho social também é Ecologia; ele não polui, é prático para o bairro e há 112 tem comprovado que é bom de ladeira, tanto na subida quanto na descida. Já o tal VLT, em estudos, ainda não disse a que veio. Uns chamam de veletê, outros de frankstein, contudo, há quem decifre a sigla Vamos Levar Trombada. E olha que já houve acidente.

domingo, 7 de setembro de 2008

Núcleo Shakamuni, set/2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, set/2008, nº 25, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
“Confia em mim !”

As palavras do título deste editorial são do Buddha. Estão no capítulo dois do Sutra Lótus.
Quem revela é o professor Tsugunari Kubo, presidente da linhagem búdica Reiyukai, doutor em filosofia budista (conforme página 28, Revista de Estúdios Budistas, nº 7, 1994, publicada no México).
A Reiyukai está presente em diversos países, possui milhares de adeptos e chegou ao Brasil nos anos 70, concentrando-se inicialmente nos estados de São Paulo e Paraná, mas hoje já está em diversas outras localidades.
Ele explica que o termo original em sânscrito é “Sraddadhata me Sariputra”, cuja tradução é “Confia em mim, Sariputra !”.
O célebre monge Sariputra era um dos grandes discípulos do Buddha, famoso por sua sabedoria. Mas havia um ensinamento de Sidarta, também muito divulgado que era e é conhecido até hoje como “Discurso aos Kalamas”, trata-se de um esclarecimento do Mestre para que não acreditemos de imediato no que nos dizem, no que lemos, no que ouvimos etc. Primeiro é necessário investigar bem e só então, depois de provar, de testar, é que a pessoa pode seguir ou não.
Quando o Buddha transmitiu o Sutra Lótus que fala na importância da fé, naturalmente Sariputra ficou pensativo, lembrou-se do “Sutra aos Kalamas”. Lendo o que ia na mente e no coração do querido discípulo, Gautama exclamou com todas as letras: “Confia em mim, Sariputra !”
Ou seja, confie no Buddha ! Acredite no Buda Primordial, creia no Adhi Buddha (em sânscrito). Este é o saudável exercício da fé.
Agora tire a palavra Sariputra do final da frase e escreva o seu nome leitor: “Confie em mim, ...(escreva seu nome) ! É o Buda quem está afirmando. Este é o sentido. O significado do citado versículo.
E no seu próximo momento de crise, de dúvida, de sofrimento etc lembra dessa promessa que o Buddha nos deixou. Lembre-se também que, como diz a sabedoria popular: “palavra de rei não volta atrás”, e ele era príncipe. E também era conhecido como o “Rei do Darma”, logo...
Escreva em sua agenda, coloque na sua cabeceira e não se esqueça jamais”.
“Confia em mim ... !”

Hakuan
-------------------------------------------------------
Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

sábado, 30 de agosto de 2008

Decálogo do Buda para Candidatos, Governantes e Políticos em Geral

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, ago/08 – Ano II – nº 14.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
---------------------------------------------------
Editorial:

Decálogo do Buda para Candidatos, Governantes e Políticos em geral

“1) Praticar a generosidade e a caridade. Governantes, políticos, pessoas públicas (homens e mulheres) não devem sentir avareza nem apego pela riqueza e muito menos pela propriedade, devem doá-la(s) para o bem-estar público.

2) Ter um elevado caráter moral, ético e com virtudes. Nunca deve destruir vidas, trapacear, roubar, explorar outros, dizer mentiras.

3) Sacrificar tudo pelo bem do povo. O governante deve estar disposto a sacrificar toda a comodidade pessoal, assim como o nome, a fama e, se necessário, a vida em benefícios dos governados.

4) Honestidade e integridade no desempenho de suas funções, estar livre do medo e de todo favor, deve ser sincero em suas intenções e não enganar o povo.

5) Amabilidade e doçura. Deve ser afável com todos em seu trato.

6) Costumes austeros. Deve levar uma vida simples, não se deixar subjugar pelo luxo e deve praticar o autodomínio.

7) Ausência de ódio, de má vontade e de aversão. Não deve guardar rancor a nada.

8) Não-violência. Significa não causar dano a quem quer que seja. E também esforçar-se, em suas obrigações, a promover a paz, evitando as guerras e tudo aquilo que implique a destruição de vidas.

9) Paciência, indulgência, perdão, tolerância, compreensão. Deve ser capaz de suportar, sem encolerizar-se, toda sorte de penúrias, dificuldades e insultos.

10) Não-oposição e não-obstrução. Significa que o governante não deve opor-se à vontade do povo, nem obstruir nenhuma vontade que tenda ao bem-estar da população. Deve, em outras palavras, governar em harmonia com o povo.”

(conforme o livro, Lo que el Buddha enseño, de Walpola Rahula, Editora Kier, Buenos Aires, 1978, páginas 116-117) O autor, já falecido, era um conceituado monge budista do Sri Lanka, professor e pesquisador visitante das Universidades de Londres e Sorbone, Paris).

* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Para pensar: “Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil”. = Aristóteles (384-322 aC).

*Livro do mês: Em edições anteriores, falamos aqui em colonialismo e neocolonialismo. A Editora Nova Fronteira tem em seu catálogo a seguinte obra: A doutrina do choque, com o esclarecedor subtítulo: “A ascensão do capitalismo de desastre”. A autora é a jornalista canadense Naomi Klein, que se notabilizou por estar à frente do chamado “movimento antiglobalização”. Ela defende a tese de que estamos assistindo à ascensão do “capitalismo de desastre”, uma mutação do velho colonialismo que encontra nas tragédias ocorridas em países em desenvolvimento uma ótima oportunidade para aumentar a margem de lucro das corporações. São 592 páginas. Ou seja, se antes falávamos em capitalismo selvagem, neoliberalismo, agora estamos assistindo ao capitalismo de desastre. Pobre terceiro mundo...


* Missão Cumprida: Parabéns à diretoria da Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa que está encerrando o seu período. Sabemos que as reivindicações sociais e populares nem sempre são fáceis de conseguir, quase sempre muito difíceis de atingir e, freqüentemente, com uma série de obstáculos. Mesmo assim valeu a pena estes dois anos de heróico esforço. Como se dizia antigamente, um refrão que continua atual: “A luta continua !”.

* Com relação ao “Decálogo” citado no editorial, conforme já dissemos em edições anteriores, Buda era um estadista, um príncipe, até os 29 anos, nasceu e se criou presenciando e participando das decisões palacianas com o pai e os ministros. Esta face social e politizada do Budismo é pouco divulgada no Brasil.

Palavras de Gandhi: “Quero um socialismo puro como o cristal. São precisos, portanto, meios puros como o cristal para consegui-lo. Meios impuros resultam num fim impuro. Não obteremos a igualdade entre o príncipe e o camponês cortando a cabeça do camponês. Cortar cabeças não pode equiparar quem dá trabalho a quem é assalariado... Só os socialistas, sinceros, não-violentos e puros de coração conseguirão instaurar uma sociedade socialista na Índia e no Mundo”. (página 199, Mahatma Gandhi – o apóstolo da não-violência, Huberto Rohden, Editora Martin Claret, 2000.

* “É possível que as gerações futuras mal consigam acreditar que um homem assim, de carne e osso, já andou por este mundo”. – Albert Einstein sobre Gandhi – (página 6, Gandhi - uma lembrança inesquecível, de William L. Shirer, Editora Record, 1979).

* Banana: “A fruta mais versátil que se pode comer em combinação com qualquer outra fruta, a banana é rica em potássio, sódio e magnésio. Só se deve comer bananas maduras, quando em nenhuma parte delas houver um pouquinho verde, inclusive nas pontas (elas podem ser aquecidas ao forno para amadurecer rapidamente). As bananas maduras são muito fáceis de digerir e suavizam o trato intestinal. Consideradas pelo seu efeito regulador sobre o intestino grosso, são um auxílio valioso no tratamento quer da diarréia quer da prisão de ventre”. (O livro da cura natural – do jardim do éden à era de aquário, Greg Brodsky, Editora Ground, 1994).

domingo, 24 de agosto de 2008

Aulas no RJ

AULAS DO PROF. ANTONIO CARLOS ROCHA
Hakuan Gakutô (auxiliar sacerdotal) do Budismo Primordial HBS
40 anos de estudos, pesquisas, práticas e ensinamentos do Darma
antoniocpbr@click21.com.br ; http://budismoprimordialrio.blogspot.com


Curso de Extensão: Introdução à Filosofia Oriental: 2ªs feiras: 14 às 17 = Grupo Zenith - Universidade Castelo Branco – Campus Centro; informações: tel. 2210-1196.

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: A Saúde começa na Mente: 3ªs feiras: 18:30 às 19:30 h – ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 abpy.rlk@terra.com.br ; www.abpy.com.br ; R$ 10,00.

MEDITAÇÃO PLENA ATENÇÃO: com estudos da Filosofia Budista: 4ªs feiras, 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both.

MEDITAÇÃO PELA PAZ NO RIO: Sutra da Compaixão e do Amor Universal: primeira 5ª feira de cada mês, 18:30 às 19:30, R$ 10,00: Yoga Miryam Both, Rua Francisco Sá, 88/814, Copacabana, tel. 2521-3609.

MEDITAÇÃO ODAIMÔKU: Budismo Primordial HBS – 1º sábado de cada mês, 16:00 às 17:00 h, entrada franca. Espaço Yogananda: Av. Presidente Vargas, 509 sala 503, Centro, tel. 2222-1126.

GRUPO DE ESTUDOS BUDISTAS E MEDITAÇÃO: 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00, Icaraí, Niterói.

MEDITAÇÃO e ESTUDOS BUDISTAS: 3º sábado de cada mês, 17:30 às 19:30 h, na ABPY, endereço acima. Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. Cada encontro um tema diferente.

Nas livrarias: Zen-Budismo e a Literatura, de Antonio Carlos Rocha, Editora Madras, 120 páginas. Música, poesia e filosofia.

Com o autor: O caminho da Autoperfeição, 160 páginas = R$ 10,00. Através de um romance o leitor vai ficar conhecendo como é um retiro de três dias da meditação plena atenção (mindfulness-vipassana). A prática é descrita com riqueza de detalhes.

domingo, 3 de agosto de 2008

Núcleo Shakamuni, agosto, 2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, ago/2008, nº 24, Ano II
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
Evitemos a Vaidade e a Arrogância

Na página 234, do Sutra Lótus, edição que se encontra no site oficial da HBS, capítulo 14, “Práticas Pacíficas”, há um versículo bem significativo: “Varrei a mente da vaidade e da arrogância...”.
As duas, geralmente andam juntas: vaidade e arrogância. Veja mais adiante, nesta edição, nossas ponderações sobre o tema da vaidade que, algumas pessoas confundem com beleza ou asseio corporal.
O ensinamento do Buda no Sutra Lótus é bem claro no sentido de evitarmos a vaidade e a arrogância. Nosso espaço é pequeno, mas sobre a arrogância é bom sabermos que o dicionário Houaiss a define da seguinte forma: “prepotência, desprezo pelos outros, desrespeito”. E estas atitudes geram carma negativo e mais tarde doenças, logo é bom evitar.

Hakuan
-------------------------------
Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.
------------------------------
Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.
-------------------------------
* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Um Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – toda quarta-feira, às 19:15 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

* Com esta edição estamos completando dois anos de boletim alternativo. De forma simples, artesanal, contando sempre com a colaboração do Levi e outros mais, estamos mensalmente, de forma impressa e na internet divulgando o Budismo Primordial HBS. Agradecemos a todos os que direta ou indiretamente tem proporcionado condições para a publicação do mesmo.
--------------------------
Beleza é diferente de Vaidade

Outro dia vi na TV um anúncio que me chamou a atenção. Tecnicamente era perfeito, bem produzido e cativante, como aliás, em geral, são os anúncios da premiada propaganda brasileira.
A questão é que o texto confundia as palavras beleza e vaidade e dava a entender que, se as pessoas se vestissem iguais, isto seria uma ausência de vaidade. Na verdade, um equívoco.
Beleza é justamente a diversidade e o melhor exemplo é a natureza, o ecossistema. Uma floresta é bela, entre outras coisas, porque é impressionante a quantidade diferente de espécies, cores, funções e tonalidades de cada árvore, arbusto, planta, animal, ave, inseto, mineral etc.
O Dicionário Houaiss afirma que beleza é “qualidade, propriedade, caráter ou virtude do que é belo”, é aquilo que suscita admiração, êxtase, prazer etc.
O anúncio falava da beleza física, da estética, do embelezamento, do cuidar-se visualmente na apresentação.
Veja, no citado dicionário, que os dois termos: estética e embelezamento nos levam a refletir também sobre o belo. E o belo nos remete à harmonia e novamente à beleza, ao que é lindo !
Budisticamente, nada contra a beleza, o belo, o cuidar-se, o embelezamento, o encanto, o ornamentar-se e afins. Até porque se tais atitudes vão nos deixar alegres e felizes isso vai contribuir para a melhoria da nossa auto-estima, lembrando que alegria é um dos fatores da iluminação. E se olharmos bem, as imagens do Buddha são sempre muito belas ou pelos menos os artistas, os artesãos, os escultores que as fazem esmeram-se na arte, no belo, na beleza. O mesmo acontece com o nosso Gohonzon, nossos altares Gohouzen.
Algumas pessoas também confundem desapego com desleixo. São coisas bem diferentes. Pensam que simplicidade e humildade tem a ver com descuido na aparência. Quando não é. Tais palavras têm significados bem diferentes.
Certa feita, conversando a este respeito com o monge budista theravada T. Anurudha Bikkhu, natural do Sri Lanka, que depois ficou conhecido através do seu nome próprio Don Kulatunga Jayanetti, ele confirmou que este princípio de beleza de cuidar-se, de apresentar-se bem foi recomendado pelo próprio Buddha que ensinava aos discípulos cuidarem de suas roupas. Não usassem mantos rasgados e, mediante as posses de cada um, com as vestes bem limpas e asseadas, pois isso traz saúde. Entre outras, o descuido, o desleixo atrai espíritos negativos, vibrações idem, egrégoras feias e, possivelmente, se ficar muito tempo usando uma roupa suja vai atrair enfermidades.
Por outro lado, o referido dicionário esclarece que vaidade é aquilo que é “firmado na aparência ilusória, vão, vazio”, que é inútil, que nos lembra futilidade, engano, sem valor, superficial, que não inspira confiança, insignificante, pequeno.
Logo, a beleza é grande, essencial. A vaidade é desimportante.
Não misturemos as estações. A beleza interior e exterior, mediante o caminho do meio, evitando-se os extremos, é algo búdico, nirvânico.

domingo, 6 de julho de 2008

Adote Uma Árvore, julho/2008

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, julho/08 – Ano II – nº 13.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
---------------------------------------------------
Editorial:
Acidentes de Trânsito
- um outro lado da violência –

Infelizmente as estatísticas são alarmantes, preocupantes; centenas perdem suas vidas nos feriadões, fins de semana e no cotidiano corrido que caracteriza o nosso tempo. Os veículos são cada vez mais velozes e mais frágeis. Lindos pára-choques de plástico ou fibra que, em qualquer batida parecem de papel. Quando não morrem, os acidentados tem graves ferimentos e muitas vezes ficam parcialmente inutilizados, quando não de todo.
As campanhas educativas e esclarecedoras parecem surtir pouco efeito. Então, é preciso pesquisar outras causas, não apenas a tradicional desatenção do motorista, falha técnica do carro, o não respeito às normas de segurança, uso de bebidas alcoólicas, ultrapassagens perigosas etc. Deve haver, pelo menos, mais uma outra causa e está na hora das autoridades competentes também tocarem neste prisma da questão.
A sugestão é, nos anúncios, nas publicidades colocarem a palavra de especialistas em psiquiatria, psicologia, psicanálise e áreas afins.
Bem antigamente, houve uma campanha no rádio e na TV que mostrava uma recém-viúva chorando no velório do marido, atribuindo o excesso de velocidade que culminou com a morte do cônjuge ao fato da impotência sexual dele. Mas parece que essa história não colou e logo retiraram do ar, até porque hoje tem viagra e, desde que o Brasil existe, tem catuaba, garrafada do norte, pimenta malagueta, amendoim e outros preparados da flora, sem contar com o ovo de codorna que até virou baião do saudoso Luís Gonzaga.
O outro olhar que queremos sugerir está no livro A doença como símbolo, obra que tem como subtítulo “Pequena enciclopédia de psicossomática”. Autoria do médico alemão Rüdiger Dahlke, editora Cultrix, 334 páginas.
Os acidentes, quaisquer que sejam eles, dos mais simples aos mais graves espelham, demonstram, entre outros sintomas, as enfermidades holísticas (físicas, emocionais, psíquicas, espirituais etc) dos envolvidos.
O autor inclui acidentes de trabalho, acidentes domésticos, acidentes de trânsito, acidentes em geral. Buda já falava isso no século VI AC., Freud também abordou o tema e agora, a psicossomática.
Existem outros bons livros na área, que aos poucos iremos aqui comentando.
Portanto, não existe fatalidade, não existe acaso, não existe coincidência.
Resumindo: quando uma pessoa está “batendo de frente” com outra ela bate o carro, ou o carro bate nela ou ela se envolve em algum tipo de acidente.
Quando uma pessoa acha que a violência é solução para alguma coisa esta mesma violência se volta para ela pois isto é uma Lei da Vida, que muitos não acreditam, nem são obrigados a acreditar.
Uns chamam de lei do retorno outros Lei de Causa e Efeito ou ainda que é uma Lei da Física: “toda ação corresponde a uma reação”. E esta Lei se manifesta através dos pensamentos, palavras e ações.
Acidentes de trânsito e outros mais – isso também é um assunto de conscientização ecológica.
Na realidade, são várias as causas dos acidentes, mas, existe uma outra ainda, e ninguém está obrigado a acreditar ou aceitar, mas pesa muito, é a causa espiritual. Quais os pensamentos, sentimentos e emoções das pessoas na hora exata em que elas se envolveram nos acidentes? Esse é um aspecto a ser levado em conta, contudo...
Belo dia, não importa em que século, a humanidade passará a acreditar.

* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Já que o assunto este mês é automóvel, e já que o bairro de Santa Teresa virou ponto de badalação; além da recomendação de estacionar legal evitando ficar próximo ao trilho, tem também uma dica para a CET Rio e demais autoridades competentes do setor, para colocarem mais placas tipo curva perigosa, pista escorregadia, devagar escola; e explicar bem, pois com o chão molhado haja derrapagens que batem no carro em frente ou ao lado.

* Outra reflexão é a questão gramatical: Os verbos beber e dirigir em português tem vários significados. “Se beber não dirija” é uma frase com muitos sentidos. Um motorista pode beber um copo de água, um refrigerante, um cafezinho, um suco e dirigir o seu automóvel. Por outro lado uma pessoa pode beber um chopp e dirigir-se ao banheiro ou dirigir a sua empresa ou dirigir a sua loja etc. Publicitários e autoridades, que tal uma nova frase?

*Livro do mês: Vale a pena conhecer este outro livro do citado médico Rüdiger Dalke, mas desta vez ele vem acompanhado do psicólogo Thorwald Dethlefsen, A doença como caminho, editora Cultrix. A obra ficou vários anos entre os mais publicados na Alemanha. O prefácio dos autores é bem inteligente e provocador: “Este é um livro que aborrece as pessoas, pois destrói o álibi para seus problemas não resolvidos: a doença. Propomo-nos a mostrar que o doente não é uma vítima inocente de alguma imperfeição da natureza, mas que é de fato o autor da sua doença.” (página 7).


* Vejamos outros trechos: “Nós é que provocamos os nossos acidentes, da mesma forma como “buscamos” nossas doenças. Nesses casos, não temos nenhum escrúpulo em considerar um dado assunto como se ele fosse capaz de ser uma “causa”. No entanto, a responsabilidade de tudo o que acontece em nossa vida é nossa. Quando alguém sofre, só ele é responsável pelo sofrimento (o que nada tem a ver com a gravidade do mesmo!). Toda pessoa é ao mesmo tempo autor e vítima. Enquanto o ser humano não descobrir que desempenha esse duplo papel, é-lhe impossível tornar-se perfeito.” (pág. 212).

sábado, 5 de julho de 2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, julho/2008, nº 23, Ano II
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
O Evangelho de Buda

Finalmente saiu em nossa língua, a edição deste clássico livro. A publicação é da editora Ésquilo, de Lisboa, Portugal. O autor, Paul Carus, compilou textos dos antiqüíssimos cânones Theravada e Mahayana.
Paul Carus (1852-1919) nasceu na Alemanha, foi um conceituado filósofo e orientalista, formado pela Universidade de Tubingen.
Adotado em escolas e colégios de vários países com população majoritariamente budista, Japão e Sri Lanka, por exemplo; O Evangelho de Buda, só nos EUA se tornou um best seller atingindo a cifra de 3 milhões de volumes impressos.
“Traduzido em muitas línguas ocidentais e orientais – diz o editor -. Através de suas páginas, o leitor tem contato com uma sabedoria com sabor a eternidade, muitas vezes transmitida através de histórias fascinantes da vida de Sidarta Gautama, o Buda. Interessa tanto a budistas como a pessoas de qualquer outra área cultural ou religiosa”.
São 240 páginas e, com um pouquinho de sorte, o leitor brasileiro pode encontrar nas boas livrarias.
Ao todo são 100 capítulos divididos em múltiplos versículos. Uma obra prima !

Hakuan

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Um Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – toda quarta-feira, às 19:15 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

ODYUZU

“A maioria das religiões tradicionais usam em suas orações um certo tipo de rosário. Todos diferem em formato e no número de contas.
Em nossa religião o rosário é denominado NENDYU ou ODYUZU, como é falado normalmente. Para melhor entendimento do significado do “Odyuzu” vamos usar o termo “Nendyu”.
Em japonês NEN significa sentimentos e DYU significa contas. Portanto o Nendyu ou Odyuzu representa os sentimentos humanos na forma de contas. Na parte central do Odyuzu existem 108 contas que representam os sentimentos de um ser humano, intercalado por 4 contas de tamanhos ou cores diferentes que representam o sentimento denominado de Bossatsu (Bodhisattva). As duas contas de tamanho maior, representam a camada máxima do sentimento humano, ou seja o “Hotoke” (Buda, também é chamado de Hotoke).
Nos extremos do Odyuzu existem 5 tranças de linhas com franjas ou borlas. Do lado que possui 3 franjas, existe uma maior que é composta por 10 contas que representam os 10 discípulos de Buda. Os dois restantes que possuem 5 contas cada, representam os Bossatsus, o mesmo se pode dizer do lado que possui 2 franjas.
Quanto as franjas ou as borlas servem para enfeite (pois um altar deve ser enfeitado com flores, incenso etc), servem para lembrar a chuva de néctar do Darma que está no Sutra Lótus e também para diferenciar dos Odyuzus de outras linhagens Nichiren que são idênticas (algumas possuem nos extremos borlas no formato de uma bolinha).
O Odyuzu deve ser usado da seguinte maneira: colocar na mão direita as que têm 2 tranças e do lado esquerdo, as de três tranças. Na hora do culto esfrega-se as contas pausadamente. Durante a prática quando não estivermos pronunciando o sagrado mantra Namumyuouhourenguekyou, devemos sempre segurá-lo ou colocá-lo no pescoço. Quando não estivermos usando, recomenda-se guardá-lo no porta-odyuzu. Em casa, guardar no oratório. - Livro-texto da HBS, Butsumaru, pág. 51 (adaptado).

Ser Humano = Planeta Terra

“Há uma comparação interessante no Budismo entre o homem e o firmamento. Aqui estão alguns exemplos. A cabeça redonda do homem é modelada à maneira do firmamento. O cabelo é comparado às estrelas pontilhando o céu. A queda do cabelo é como estrelas cadentes. Existem 12 principais juntas no corpo humano, indicando os meses do ano. Há 360 juntas ao todo, significando os 365 dias em um ano. De acordo com o calendário lunar, um ano compreende 360 dias. Além disso, os ossos são comparáveis às rochas, a carne ao solo e as veias aos rios. A respiração é como o vento soprando através de um vale.” (pág. 101, Introdução ao Budismo, de Elnosuke Akyia, Editora Brasil Seikyo).
--------------------------------
Alma = Pensamentos

“O budismo é monista. Pretende que a alma humana não é um composto de duas coisas: “atman” (o eu) e “manas” (a mente ou o pensmento), mas sim que somente está formada de pensamento. Os pensamentos do homem formam sua alma; eles, os pensamentos, são o seu eu, e não há “atman” que se separe do eu. Portanto, é completamente equivocada a tradução de “atman” por “alma”.
“Esta “atman”-superstição não é só comum na Índia, mas no mundo inteiro: corresponde ao egoísmo habitual do homem na vida prática; são duas ilusões procedentes da mesma fonte: a feira das vaidades mundanas que levam o homem a crer que a razão de ser de sua vida é o seu “eu”. O Buda tenta destruir por completo todo pensamento de “eu”, de forma que não dê mais fruto. Assim, o Nirvana de Buda é um estado ideal onde a alma do homem, depois de purificar-se de todo egoísmo vem a ser a residência da verdade” (trecho da introdução de Paul Carus, no citado Evangelho de Buda).

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Adote Uma Árvore, maio/2008

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, maio/08 – Ano I – nº 11.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
---------------------------------------------------
Editorial:
Salve Artur da Távola

Salve Artur da Távola, as pessoas estão dizendo que você morreu, mas nós, budisticamente, sabemos que você continua vivo, e bem vivo, na dimensão espiritual em que agora se encontra.
Lembro de você, Artur, no antigo Auditório Gil Vicente, da antiga Faculdade de Letras, da UFRJ, na antiga Avenida Chile, onde hoje estão construindo dois espigões.
Lembro de você, nesse auditório, fazendo palestras para nós, estudantes de Literatura Brasileira, em diálogos literários e linguísticos e entre outras, criativamente, nos declarando que, uma das funções do escritor é “levantar a saia da palavra para ver o que está escondido ali” tal e qual um menino descobrindo os primeiros prazeres.
Lembro de você em conversas com o CA, o Centro Acadêmico, nos primeiros encontros pró Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.
Lembro de você quando Leonel Brizola voltou do exílio e o repórter perguntou ou comentou algo sobre Artur da Távola e o depois governador eleito disse que conhecia Paulo Alberto, uma referência a você quando era deputado e foi cassado pelas posições nacionalistas.
Lembro de você em recente crônica no jornal O Dia, com o título: “Tal como o petróleo, o bondinho é nosso”, associando a histórica campanha dos anos 50: “O Petróleo é Nosso”, com a heróica luta da Amast pró-bondinho-social.
Lembro de você nos memoráveis, educativos e excelentes programas da Rádio MEC sobre música clássica, a vida e a obra dos grandes compositores.
Salve Artur, por essas e por outras é que, budisticamente, reafirmamos, você continua vivo e bem vivo, na dimensão espiritual em que agora se encontra.
Obrigado, reverências, muita paz e muita luz !
------------------------------------
* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* “SANTA TERESA PERDEU UM GRANDE AMIGO: Faleceu, ontem (09.05.08), Paulo Alberto Morehtson Monteiro de Barros, o popular Artur da Távola.
Artur da Távola foi nosso vizinho, pois durante algum tempo residiu no prédio, hoje demolido, do antigo Hotel Santa Teresa.
Muito jovem engajou-se ao lado do generoso projeto reformista, ainda que estabanado, encarnado pelo governo Goulart, elegendo-se deputado constituinte da Guanabara pelo PTB. Cassado, sobreviveu do jornalismo e nele firmou nome através de suas crônicas. Com a anistia tornou a ser eleito constituinte em 1988 e posteriormente senador por nosso Estado. Fundador do PSDB, dele se afastou, tornando a fazer prova de seu caráter desprendido e generoso, alegando que o governo tucano havia se inclinado demasiadamente para o campo conservador
Em reconhecimento aos gestos de atenção e carinho que ele, sempre generosamente, teve para conosco, em nome da AMAST, reproduzo à guisa de homenagem póstuma, a crônica que ele fez publicar em sua coluna de O Dia (21/06/07). Naquela ocasião manifestou, além de seu amor por Santa Teresa, sua opinião sobre os rumores relativos à privatização dos bondinhos que começavam a circular.
Adeus Artur e muito obrigado,
Álvaro Braga, pela AMAST”.

“ASSIM COMO O PETRÓLEO, O BONDINHO TAMBÉM É NOSSO:
Amo-te, Santa Teresa, porque recompões o ideal de uma cidade na qual o tempo tempera o progresso, fazendo-o servo jamais senhor,
Amo-te, por permitires beleza, luz, árvore, timidez e relação direta com o simples que virou raridade no comportamento alucinado dos homens. Amo o teu abrigo e a paz que trazes a este pedaço de um Rio que acabou contudo não desistiu de sonhar com vida possível, bela e o homem viável e solidário, desde que tratado com justiça e muita poesia. Agora que és vítima de tiroteios, agora mais que nunca, proclamo quanto te amo, bairro de Santa Teresa. Mesmo assim, foste e ainda és jardim sem angústia da urbana condição.
Amo-te, porque abrigas crianças saudáveis, com gato, esquina, pipa, ladeira, carrinho de rolimã, lanches fartos, brincadeiras de São João, vó na janela e já, já, namoro no portão.
Amo-te porque ainda tens bruma, casas arrevesadas, fadas, castelos amenos, fantasmas, refugiados de guerra, bruxas, consertadores de sofás, armazéns com contas, dengosas curvas, e um gosto de conspiração em tuas ruas pálidas. Oxalá iluminadas a querosene. Tens muros pelos quais passam, segredam e urinam os conspiradores contra a ordem material que enfeou o mundo, matou os rios, endoidou o homem e emparedou o passado.
E é porque te amo mesmo sem morar aí é que aplaudo e apoio a reunião de sua coletividade, sábado passado, quando se uniu para uma campanha à qual dou minha modesta adesão. Parece que há um projeto para entregar os novos bondinhos do bairro ao transporte exclusivamente de turistas.
Com razão a comunidade protesta. O bondinho deve ser tanto dos turistas como, principalmente, da população. Um absurdo tirar o morador do seu bondinho, o que resta no Rio de Janeiro de transporte poético, aberto ao vento saudável e ao canto dos passarinhos nas árvores do bairro abençoado. Impedir a população de usar o transporte de viagem mais poética e rápida, além de maldade sem fim é um ato antidemocrático. Assim como o petróleo, o bondinho é nosso”.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Núcleo Shakamuni, boletim nº 22, junho/2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, junho/2008, nº 22, Ano II
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
Os Olhos do Dragão

“Certa vez, na China, um artista pintou na parede do Templo Anrakuji dois enormes dragões. As obras ficaram maravilhosas, mas não haviam sido pintadas as íris nos olhos dos dragões. Perguntado sobre o porquê, o pintor disse que se pintasse, o dragão adquiriria vida e sairia voando para nunca mais voltar. Como todos insistiram que pintasse, ele pintou, e como havia avisado, os dragões criaram vida e voaram para o céu. Desde então, até hoje é regra, quando pinta-se um dragão, pintar o olho e a íris por último. Assim, o dragão por completo poderá sobrevoar carregando toda a sua misticidade. Segundo o Sutra Lótus, o dragão, é um dos protetores do devoto do Sutra Lótus”
O trecho acima está na página 50 do livro citado abaixo.
As íris nos olhos do dragão são as nossas íris. Através deste caminho espiritual podemos nos libertar da roda do samsara, voar para o céu e de lá continuarmos com a nossa missão de expandirmos o Darma Sagrado. Podemos e devemos transformar esse mundo para melhor, com os olhos místicos e as lentes de novas íris enxergarmos a vida sob a dimensão primordial, búdica, espiritual.
Tenhamos a plena certeza, pois está assim no Sutra Lótus, os dragões da lenda acima, são as divindades, os seres de Luz que nos protegem na caminhada terrena.
Hakuan
----------------------------------------
A Força do Elo
“Este ano marca 100 anos de budismo, cem anos da imigração japonesa, é memorável demais. Durante todo esse tempo que se passou, não sei quais ventos me levaram a assumir a importante missão de elaborar esta biografia, algo totalmente além da minha capacidade. Sem descendência japonesa e procedência tradicional, como diria o provérbio japonês “Sei lá a qual cavalo pertence este osso!”. Inicialmente titubeei, mas ao ser solicitado pelos membros da comissãodos 100 anos do Budismo Primordial HBS, aceitei a missão. Agora vejo que até mesmo todas as minhas fraquezas, me favoreceram. Sinto algo muito mais forte que qualquer capacidade, acima de tudo, o que Ibaragui sentiu toda a vida, a força do elo. Isso me faz crer, que era importante eu fazer para encontrar a minha identidade interligada a essa maravilhosa história.
Agradeço à Imagem Sagrada do Gohonzon, Namumyouhourenguekyou, aos meus mestres, Nishimura Nitiji e Mimaque Nitigue, ao meu padrinho de ordenação, Mizoguti Akira, parente de Ibaragui, à confiança do Arcebispo Saito e 12º Arcebispo Takassaky, demais bispos, sacerdotes e, principalmente a todos os fiéis e à família que sempre, durante esses 30 anos de carreira, me apoiaram. Nos templos do Budismo Primordial HBS, fui criado por todas as gerações japonesas. Familiarmente possuo descendências italiana, portuguesa, africana e turca, tão miscigenado assim, sinto-me produto dos 100 anos, muito brasileiro.
Agradecerei qualquer orientação que possa enriquecer mais ainda essa história e, com profunda gratidão e determinação, prometo me esforçar para continuar expandindo o Darma Sagrado. Não só Buda como também os grandes mestres são meus maravilhosos ideais, todavia, seguirei os passos de Ibaragui para chegar até eles. (pág. 438 do livro O que é Primordial, Budismo 100 anos, Centenário da Imigração Japonesa, 2008), de Kyohaku Correia.

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – toda quarta-feira, às 19:15 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.


O QUE É PRIMORDIAL - Posfácio

“Este ano estamos comemorando os cem anos da Imigração Japonesa e também o Centenário do Budismo Primordial, Honmon Butsuryu-Shu (HBS) do Brasil.
A história do budismo no Brasil se confunde com a própria história da imigração japonesa, pois quando o navio da primeira leva, Kasato-maru, atracou em Santos, no dia 18 de junho de 1908, o fundador Ibaragui Nissui, se encontrava a bordo para difundir o Darma Sagrado e proporcionar as bênçãos.
2008 será um ano histórico e inesquecível a todos nós. Precisamos demonstrar a gratidão e festejar em grande estilo. Em homenagem ao nosso Fundador, várias metas foram estabelecidas tais como: a conversão, a construção do museu, a efetivação de um sacerdote em cada templo, tradução das Três Escrituras Sagradas de Nitiren e outras.
Graças a este ensejo ímpar, o grande sonho da biografia completa de Ibaragui Nissui Shonin, alimentado há vários anos, se tornou realidade. Com isso, a vida de um verdadeiro ser altruísta, Hongue no Bossatsu, está sendo eternizada, para que a sua história de luta, renúncia e de compaixão passe de geração à geração.
Gostaria de parabenizar o sacerdote e autor, Bispo Kyohaku Correia, pelo esforço e determinação na concretização dessa importante obra. Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para esta elaboração. Mais uma meta do Centenário concretizada !
“Aquele que expande
o Namumyouourenguekyou,
levando bênção ao mundo,
é um Bodhisattva Primordial.”
(Verso Nissen, nº 1750)

- O texto acima, de autoria do 11º Arcebispo da HBS do Brasil, Hoomei Saito, encontra-se na página 433, do citado livro -

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Adote Uma Árvore, junho/2008, nº 12, Ano I

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, junho/08 – Ano I – nº 12.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
---------------------------------------------------
Editorial:

Participação Efetiva do Morador

Ecologia é uma ação, uma atividade, uma atitude diante da vida. Nesta atitude estão implicadas diversas ciências, filosofias, saberes e, portanto, Ecologia também é uma atitude política.
Deste modo vamos encaminhar este boletim aos(às) senhores(as) candidatos(as) a Prefeito(a) da “Mui Heróica e Leal Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” com as seguintes sugestões para o próximo pleito:
1 – Que os Administradores Regionais, de preferência, sejam moradores dos bairros, ou trabalhem nesses bairros, ou de fato sejam, amigos desses bairros.
2 – Que em cada Administração Regional seja aberto um “Livro de Ocorrências”, onde os moradores e amigos dos bairros, registrem, as providências a serem tomadas: lâmpadas queimadas, canos furados, buracos nas ruas, podas de árvores, barulhos excessivos sem tratamentos acústicos, regularidades dos transportes coletivos etc. Mesmo que estes registros não sejam da alçada do Município, pertençam a outra instância, estadual ou federal, fica registrado o fato e o encaminhamento para a solução. Que este “Livro de Ocorrências” fique em local visível e de fácil acesso, caso o morador queira consultar, dentro do horário de expediente.
3 – Após o devido registro no citado livro e a sugestão de rápida solução, o morador ou amigo do bairro, identificando-se com RG ou CPF recebe um comprovante, em papel, que pode ser manuscrito e carimbado protocolando assim o teor da reivindicação, o dia, a hora, e o nome e a matrícula do servidor (ou RG/CPF) que presenciou o ato de lavradura da ocorrência.
4 – Nosso intuito é colaborar com os bairros, com a Cidade e também resgatar uma prática que acontecia durante a época do Plano Cruzado, quando os cidadãos fiscalizavam os preços.
5 – Assim, fiscalizaremos, em benefício de todos: os postes que estão sem luz, os canos de água que estão furados, os transportes coletivos, os buracos nas ruas etc.
6 – Mensalmente, cada Administração Regional fará uma prestação de contas on line incluindo o problema e o encaminhamento da solução: se foi resolvido; se não foi qual o procedimento e previsão para solução etc.
7 – Agindo assim todos teremos transparências e melhorias para a Cidade.
8 – Sendo sugestões estamos abertos ao diálogo e a melhorias nestes itens.
9 – Além das transparências e melhorias que a Cidade Maravilhosa merece, nossa inspiração para esta Participação Efetiva dos Moradores tem como base o livro “O Dalai Lama, uma Política de Bondade” editado em Lisboa, em 1992, pela Editorial Estampa. A edição brasileira, esteve a cargo da Editora Nova Era, em 2002, mas preferiu o título de um dos capítulos: “A prática da benevolência e da compaixão”. O título original em inglês é “The Dalai Lama: a Policy of Kindness”. Nos parece que o título, em Portugal, foi mais politizado e mais próximo do original.

* Na verdade, esta preocupação do Budismo com o social não é de hoje, vem da época do próprio Buda, século VI aC. Ele era o Príncipe herdeiro de seu reino e até os 29 anos foi preparado e treinado para ser o Chefe de Estado. Inúmeras vezes, desde pequeno, participou das decisões juntamente com o seu pai, que era o Soberano e também participava das reuniões com os ministros.

* No Brasil esta parte é pouco conhecida, mas aos poucos, neste boletim e blog, acima citado, iremos esclarecendo. Há um grande monge budista e escritor vietnamita, mora na França, e já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz que afirma: “O Budismo é engajado, se não é engajado, não é Budismo”

* Nosso engajamento é pacífico e pacifista. Assim como foi Gandhi, original político que ajudou a libertar a Índia do jugo inglês.

*Livro do mês: O citado livro compilado por Sydney Piburn, da Editora Nova Era, tem 190 páginas. É uma série de entrevistas e depoimentos sobre a vida e a obra do Dalai Lama. Um dos capítulos, página 181, traz a declaração, bem transparente, do que ele fez com o dinheiro que recebeu do Prêmio Nobel da Paz (1 milhão de dólares): “Decidi doar uma parte do dinheiro do Prêmio para as pessoas que estão enfrentando a fome em várias partes do mundo; outra parte para alguns programas dos leprosários na Índia; a terceira para algumas instituições e programas já existentes que trabalham pela paz; e, finalmente, gostaria de utilizar uma parte dele como uma semente para estabelecer futuramente uma Fundação Tibetana para a Responsabilidade Universal. Essa nova fundação executará projetos segundo os princípios budistas tibetanos para beneficiar pessoas em todos os lugares, focalizando especialmente o apoio aos métodos não-violentos, o aperfeiçoamento da comunicação entre religião e ciência, a proteção dos direitos humanos e das liberdades democráticas e a conservação e restauração da nossa preciosa Mãe Terra. (Oslo, Noruega, 10 de dezembro de 1989)”.

* À primeira vista, uma política de bondade, pode parecer algo utópico. Mas as utopias, com os pés no chão, podem ser realizáveis. Há 30 anos era algo completamente utópico, um torneiro mecânico tornar-se Presidente do Brasil.

* É assim que nós budistas estamos tentando colaborar e juntos com todos, trabalharmos por um mundo melhor.

* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Edição de aniversário: agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, ajudaram com dicas, sugestões, artigos, notas e encaminharam o “Adote Uma Árvore” para outras pessoas.

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.